sábado, 13 de junho de 2009

O Testemunho


A verdade é que nenhum de nós gosta que as coisas mudem, nós queremos e precisamos de segurança e estabilidade, quando a mudança ocorre para melhor, tudo bem! É muito mais fácil se adaptar! Mas o problema é quando ela acontece para pior, para o que não queremos ou não esperamos.
Então para iniciar, eu vou compartilhar a principal e mais significativa mudança que houve na minha vida, entre outras que falarei depois...
Um ano atrás eu sofri um acidente de moto com o meu marido.
Ambos quebramos as pernas e eu fiquei 3 meses afastada do trabalho.
Essa experiência me ensinou e tem ensinado muitas coisas importantes.
A primeira coisa que aprendi é que: Deus sempre fala conosco e nos avisa sobre o que vai acontecer. Ele deseja que estejamos preparados... Por isso a palavra do Senhor diz: “Quem tem ouvidos ouça, o que o Espírito diz ás igrejas.”
Eu estava orando há um bom tempo pedindo a Deus uma solução para um problema que eu não suportava mais. Eu recebi palavras que me machucaram muito e encontraram uma brecha no meu coração. A angústia e a tristeza que elas me causaram estavam matando a minha alma.
No Salmo 64 Davi escreveu: “Esconde-me do secreto conselho dos maus, que afiaram as suas línguas como espadas e armaram por suas flechas palavras amargas, a fim de atirarem em lugar oculto ao que é integro; disparam sobre ele repentinamente, e não temem.”
Muitas vezes a gente prefere levar uma surra a escutar certas palavras, existe um livro muito abençoado de título As palavras têm poder. E elas têm mesmo, tanto para o bem, quanto para o mal, tanto para curar, quanto para matar. Quantas pessoas você não conhece que saíram dos caminhos do Senhor por serem magoadas com palavras?
Em Provérbios 18:21 está escrito: “A morte e a vida estão no poder a língua.” E em Tiago 3 temos poucos e preciosos versículos a respeito da língua, entre eles o que mais me foi útil naquele momento foi: “Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?”
Ás vezes você é ofendido e humilhado, e você está com a razão, você não fez nada de errado, porque as pessoas julgam pela aparência porém Deus enxerga o coração. Eu escutei todas as palavras em silêncio, não houve ninguém que se levantasse para me defender, porém o Senhor me enviou a seguinte palavra: “Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR.” Se alguém falar com você em nome do Senhor ou não e aquelas palavras te magoarem, entregue ao Senhor, coloque em oração e você verá a justiça de Deus agir em seu favor. Essa foi a segunda grande lição que estava começando a aprender: Deus sempre fará justiça por nós.
Naquele domingo eu fui a igreja e chorei muito, no final da mensagem o pregador me chamou ao altar e falou comigo, me avisou de que Deus iria fazer algo.
Em muitas partes da Bíblia o Senhor sempre falou com seus filhos a respeito das mudanças. No Velho Testamento o Senhor falou a Noé que iria destruir todo fôlego de vida da face da Terra porque o coração do homem havia se corrompido e ordenou que Noé construísse a arca. Mais tarde o Senhor falou a Abraão que iria destruir a Sodoma e Gomorra e através da interseção de Abraão livrou a vida de Ló. Deus ainda usou os seus profetas para pedir que o povo de Israel se consertasse e se convertesse dos seus maus caminhos antes que o dia mau chegasse, e o Senhor os avisou sobre o exílio na Babilônia e sobre a escravidão no Egito, assim como o Senhor mostrou a José que os seus irmãos e o seu próprio pai se inclinariam diante dele um dia.
Deus está sempre falando, seja no nosso coração, na nossa consciência, através da palavra, através de um louvor, uma profecia, ou o que quer que seja, Deus está sempre falando. Eu consegui contar no Novo Testamento (e pode ser que seja citado mais vezes) que a expressão “Quem tem ouvidos, ouça.” foi dita 14 vezes!
Mas nós estamos ouvindo? Ou será que ouvimos, mas não queremos acreditar? Ouvimos e não queremos obedecer? Às vezes a gente reclama das mensagens que escutamos nos púlpitos, dizemos que é sempre a mesma coisa e agindo assim não paramos para refletir que se Deus está falando sempre a mesma coisa é porque a palavra ainda não surtiu o efeito. Por isso a palavra do Senhor diz: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz ás Igrejas.” Esta é a terceira grande lição: escutar a voz de Deus é uma questão de sobrevivência, é o que nos mantém em contato com o nosso Criador, é o que alimenta a nossa alma, é o que nos impede de errar, é o que nos matem vivos, a voz de Deus, o poder de Deus, a palavra de Deus.
Na segunda, o meu dia correu normalmente, cheguei em casa do trabalho, jantei, e saímos de moto, no retorno para casa, o acidente aconteceu.
Eu não vi nada, só senti o choque, depois senti o meu corpo voando e quando eu abri os meus olhos vi a minha perna quebrada sobre mim, eu pisquei os meus olhos muitas vezes não querendo acreditar no que tinha acontecido, e o mais intrigante de tudo é que eu não estava sentindo dor, mas eu sentia o sangue quente escorrendo, a perna fora do lugar. Eu comecei a gritar, pedindo ajuda, clamando a misericórdia do Senhor. Eu não conseguia ver o meu marido e isso me deixou preocupada, após um tempo algumas pessoas se aglomeraram ao meu redor, ligaram para o resgate, e ficaram ali aguardando comigo.
Por mais preocupada que eu estivesse eu sabia dentro de mim que eu não ia morrer. E pouco tempo depois a palavra que o pregador havia me dito um dia antes fazia todo o sentido agora. Eu tive a certeza de que aquele acidente tinha sido permissão de Deus. Eu comecei a chorar e a questionar dentro de mim mesma, por que tinha que ser assim Senhor? Não poderia ser de outra forma? Mas depois eu entendi que o Senhor é o oleiro e nós somos o barro. Esta foi a quarta lição: Ele sabe como trabalhar conosco, como nos quebrar, não precisa ser ensinado porque Ele nos formou quando ainda não éramos nada, e Ele conhece a nossa essência e o mais importante, não há como evitar, não há como fugir, quando Deus quiser trabalhar na sua vida, você não conseguirá escapar.
Quando eu olhei para cima, eu vi um homem, de camisa branca e calça clara, alto de pé em frente a mim. Ele olhou pra mim e começou a dizer: " Só dá glória a Deus! Só dá glória a Deus!" Eu não sabia quem ele era mas lagrimas começaram a cair dos meus olhos de uma forma que eu não podia contê-las.
Eles nos levaram para um hospital público, nós temos convênio médico porém havíamos deixado todos os documentos em casa, ligaram para os nossos pais, logo eles chegaram, nunca vou esquecer o rosto da minha mãe, ela falava assim pra mim: "Calma filha! Daqui a pouco a gente já vai embora!" ela não tinha noção do que tinha acontecido... em um momento ela quis levantar o cobertor que me cobria e eu falei: "Não mãe! Não olha não!" Então ela se deu conta do que realmente tinha acontecido.
Meus pais precisaram vir até a nossa casa para buscar os nossos documentos e no meio do caminho um carro com vidros totalmente pretos começou a perseguir o carro dos meus pais, meu pai teve que fazer uma manobra super arriscada para despistá-los e conseguir pegar os nossos documentos para nos transferir de hospital, muito tempo depois, Deus usou uma irmã e mostrou isso a ela, que uma pessoa usada pelo inimigo havia pedido a minha morte e que se isso não fosse possível que ela desejava que eu ficasse aleijada, mas o Senhor havia enviado o seu anjo para nos proteger naquele acidente e que o inimigo também tinha armado uma cilada para tirar a vida dos meus pais.
Em Salmo 68:20 diz: “O nosso Deus é o Deus da salvação; e a Deus, o Senhor, pertencem os livramentos da morte.”
Em Salmo 34:17 diz: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.”
Nós fomos para hospitais diferentes, só nos falávamos pelo telefone, a minha mãe e o meu pai ficaram comigo o tempo todo eu percebi o quanto o amor deles era grande por mim. Arrependi-me de tantas coisas que eu fiz que causaram sofrimento a eles.
Sai do hospital em 7 dias e fui para casa da minha mãe, meu esposo continuou internado. Eu teria que ficar 60 dias sem por o pé no chão.
Eu havia me casado ha apenas 3 meses e estava de volta a casa da minha mãe, me senti tão amada, tão acolhida, tão cuidada! Os meses que antecederam o meu casamento foram tão complicados e houve tantos problemas que eu não tive uma despedida da casa dos meus pais. Aproveitar os últimos momentos de solteira, do convívio do lar e da família.
Precisou acontecer tudo isso para eu poder estar lá de novo, sem pressa, sem obrigações domésticas me fazendo ir embora rápido, para curtir a harmonia, a paz, a ordem que eu deixei para construir a minha própria família.
Ao mesmo tempo eu me sentia muito mal, por todo o transtorno que estava causando, chorava todas as vezes que tinha que tomar banho.
Foram situações muito difíceis, imagine você na casa em que você cresceu e de repente estar a 2 metros do banheiro e não poder ir até lá sozinha, ter fome e depender de alguém para te dar a comida na mão, coisas tão simples como poder dormir em uma posição diferente eram tão difíceis para mim e eu percebi como sem a saúde não somos nada.
Dois dias depois eu fui ver o meu esposo no hospital, meu Deus...
Quando eu entrei naquele quarto e o vi amarelo (tinha perdido muito sangue) a testa, os braços, o pescoço suando de febre, o pé inchadíssimo, os ferros colocados na perna, ele sem poder se mexer...
O meu marido, aquele que eu planejei passar o resto da minha vida, aquele que ia me proteger e cuidar de mim pra sempre, naquela situação. Naquele momento eu daria o que me pedissem para ver ele com saúde e fora daquela cama.
Os dias se passaram assim, eu ia visitá-lo um dia sim e outro não, foi tudo tão estranho, éramos um casal oficializado diante da sociedade, da igreja e das famílias, mas era como se fossemos namorados de novo, não que o laço que nos unia tivesse enfraquecido, porém era uma situação diferente.
Um dia, minha mãe precisou sair para resolver algumas coisas e eu não podia ficar sozinha em casa, então acabei indo para a casa da minha avó. Naquele dia outra experiência aconteceu, algo que eu não vou esquecer nunca, eu estava na cadeira de rodas, e senti muita vontade de ir ao banheiro, eu não podia ir sozinha, não tinha forças, então, a minha avozinha, com todos os seus anos de idade, cabelos brancos, problemas de saúde, empurrou a minha cadeira para o toalete, um gesto tão simples certo? Mas naquela época tudo para mim tinha um sentido diferente, eu conseguia enxergar tudo de uma esfera diferente. Aquele gesto foi a inversão da ordem natural das coisas, assim que nos tornamos adultos parece que uma chave se desliga na nossa mente, até aquele momento nós fomos cuidados, mas depois que nos tornamos adultos nós temos que cuidar, é a ordem natural das coisas, os pais adoecem e falecem antes que os filhos, os filhos cuidam dos pais e dos avós, mas aquele dia aconteceu o inverso, a minha avozinha cuidou de mim.
Ocorreu um problema em relação a quem continuaria a ficar de acompanhante do meu esposo no hospital, toda a família dele estava trabalhando e o meu cunhado que tinha ficado como acompanhante dele durante 2 meses teve um desentendimento conosco e deixou o meu esposo no hospital sozinho.
A verdade é que existem pessoas que mesmo que inconsciente acabam fazendo as coisas no aguardo de uma recompensa, e nem sempre podemos retribuir da forma que ela deseja, quando isso acontece ela se sente usada e acaba chateada.
Poderíamos ter montado um rodízio de acompanhantes ou ter dado outras soluções a este problema, porém eu não quis.
A quinta lição para mim foi: Não me escusar as minhas responsabilidades.
A verdade era que o dever de acompanhá-lo era meu, até o momento eu realmente não estava em condições porém, como Deus faz tudo sempre certo, naquela semana o meu ortopedista me liberou para andar de muletas, se fosse levar ao pé da letra eu ainda não estava em condições, mas uma coisa que minha mãe sempre me ensinou e também está na Bíblia é que você não pode se escusar as suas responsabilidades, e não deve se colocar no papel de vítima das circunstâncias, assim como o Senhor fala na sua palavra: “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” 2 Coríntios 12:9-10. E ainda mais: “Se te mostrares fraco no dia da angústia, quão pequena será a tua força.” Provérbios 24:10 E mais inúmeras vezes: “Esforça-te e tem bom animo.” Quando você se dispõe a enfrentar a adversidade e coloca as coisas na mão do Senhor, Deus começa a mover o universo para te abençoar, e nesses momentos se você colocar a sua fé em ação, você vai sentir a mão poderosa do Senhor te erguer, independente da sua situação, do seu problema, do que você precisa, e te colocar de pé. Você vai viver a palavra e não ser somente ouvinte. Sendo esta a sexta lição: Reconhecer a minha fraqueza e depender do Senhor.
Passamos muitos dias naquele hospital, conhecemos um irmão da Congregação Cristã do Brasil que marcou as nossas vidas, do dia para noite ele descobriu 3 tumores no corpo, em mais ou menos 15 dias, os rins pararam de funcionar e em mais 1 semana ele parou de andar, visitamos ele e a esposa no quarto em que estava internado, e em nenhum momento vimos ou ouvimos desanimo, amargura ou murmuração nas suas palavras e no agir deles. Um dia eu conversei com a esposa dele, e perguntei a ela: “Irmã, independente do que os irmãos, os profetas falam, o que a senhora sente em relação a esta doença?” e ela me respondeu sinceramente: “Eu não sinto nada, Deus nunca falou ao meu coração sobre a vontade Dele, porém enquanto ele estiver vivo, eu vou lutar, eu vou orar, eu vou buscar a cura, eu vou buscar a restauração.” Muito sábias as palavras dela, a perseverança faz a diferença entre a vitória e a derrota, seja no âmbito espiritual como no secular. Esta foi a sétima lição: Perseverar até o fim na palavra do Senhor, nas promessas e nas bênçãos que ela nos assegura. Na palavra do Senhor temos exemplos, como Jacó que lutou com o anjo até o amanhecer e não deixou que ele fosse embora sem ser abençoado (Genesis 32), assim como Abraão permaneceu firme na promessa do herdeiro mesmo após o Senhor pedir que ele oferecesse Isaque em sacrifício (Genesis 22), como Moisés guiou o povo por 40 anos pelo deserto em direção a terra prometida (Deuteronômio 34), assim como a mulher do fluxo de sangue se arrastou através da multidão para tocar em Jesus e ser curada (Marcos 5), como diz e Jó 14: “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó. Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.” . Porque tudo que achamos que temos nessa vida, na verdade nada temos, tudo é do Senhor, novamente como diz em Jó 1: “ O Senhor o deu e o Senhor o tirou, bendito seja o nome do Senhor.”
Dia após dia estávamos naquele hospital, a pele e a carne crescendo cobrindo aquele tendão exposto, choramos muito, brigamos, nos alegramos, todos os segredos foram revelados, tudo o que me incomodava foi colocado para fora. É por isso que a Bíblia aconselha que não devemos deixar criar raiz de amargura no nosso coração e sempre a falar a verdade porque a verdade liberta. Em João 8:32 está escrito: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Esta foi a oitava lição que aprendi: Viver a verdade, falar a verdade, ser testemunha da verdade.
Chegou o momento em que não havia mais motivo para estarmos naquele hospital, tudo que era feito lá, poderia ser feito na nossa casa. Um dia em que questionamos ao médico que acompanhava o meu esposo sobre o que impedia a alta, ele fez o meu esposo ficar de pé, de repente uma enxurrada de sangue começou a escorrer da perna dele, chamaram o vascular urgente, no mesmo dia enviaram meu esposo para a UTI, eu tive que sair do apartamento e voltar para a casa da minha mãe. Só podíamos visitar ele 1 vez ao dia, durante 30 minutos.
Visitar o meu esposo naquela UTI também foi uma experiência marcante, não por ele, porque da UTI inteira ele era o mais saudável, graças a Deus! Porém, ali eu vi tantas pessoas em estado terminais, algumas respiravam por aparelhos, outras estavam com problemas neurológicos e conversavam e falavam sozinhas, eu vi muitas famílias chorando a beira do leito dos seus parentes entubados, e eu agradeci tanto a Deus porque tanto eu quanto meu esposo poderíamos estar ali no lugar deles ou até pior, poderíamos ter tido lesões irreversíveis no nosso cérebro, podíamos ter ficado paralíticos, podíamos ter perdido um pé, uma perna, um braço, podíamos ter perdido a vida. Mas pela misericórdia do Senhor, lá estava eu, de pé, andando, e o meu esposo, por mais que tivesse tido complicações, perfeito, falando, conversando, um milagre de Deus! Naquela hora eu senti o amor de Deus me envolvendo, percebi o quanto somos preciosos para Ele, como o amor Dele não tem limites.
Durante o tempo que o meu esposo ficou na UTI eu estive na casa da minha mãe e desde que o acidente tinha ocorrido eu nunca mais tinha retornado a minha casa. Um dia eu acordei e fiquei pensando no que faria aquele dia, de repente eu escutei o Senhor falando comigo: “Vai ver a sua casa.” Relutei muito, pois sabia que no momento em que entrasse pela porta e visse os meus móveis e minhas coisinhas eu ficaria triste, lembranças de momentos tão felizes iam me invadir e eu iria sofrer. Mas não teve como resistir, eu fui. Chegando lá, tudo que eu previa aconteceu, olhei para os móveis cheios de pó, o chão sujo, a casinha abandonada, cada lugar era uma lembrança: de quando escolhemos os móveis, de quando estávamos reformando a casa, dos primeiros dias ali, olhar para a cama e não ver ninguém, porém em mais esse momento difícil eu senti a presença de Deus e tive uma nova experiência, por mais que aquele momento estivesse sendo difícil eu não sabia quando, mas sabia que eu veria o meu marido ali dentro de novo e que nós dois voltaríamos a viver ali juntos, porém o Senhor me fez imaginar, como seria se ele tivesse falecido. Como eu conseguiria voltar a morar nessa casa em que tudo, desde o teto até os tapetes, os móveis, as cores, o cheiro exalavam a presença dele e as lembranças da nossa vida? Como eu voltaria a viver? Mais uma vez, eu tive que me render, e louvar e agradecer a Deus, porque na sua infinita misericórdia Ele não tirou, nem permitiu que o inimigo tirasse a vida do meu marido. Foi quando eu escutei a palavra do Senhor no meu coração falando: “Limpa essa casa, porque o seu marido terá alta logo.” Fiquei imaginando, meu esposo na UTI, como viria a ter alta logo? E eu, ainda não estava 100%, como iria sozinha fazer uma faxina? Eu não pude desobedecer, comecei a limpar as coisas, e a pensar, conversar com Deus, louvar ao Senhor e o dia passou, a casa estava limpa, pronta para receber o meu esposo, como a palavra do Senhor diz Em Hebreus 11: “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das que se não vêem.” E assim foi. Assim como Isaque num tempo de grande fome e seca sobre a face da terra plantou fundamentado na fé e nas promessas que o Senhor Deus fez a seu pai Abraão e a sua descendência e colheu uma colheita extraordinária para a glória de Deus. Deus honra a nossa fé, Ele se agrada quando nós damos aquele passo, aquela iniciativa que aos olhos humanos não tem explicação. Esta foi minha nona lição: A fé honra a Deus e Deus honra a fé.
Dias depois para glória de Deus, meu esposo teve alta, antes disso, passamos muitas noites em claro, sem sono, preocupados, aflitos, porém em tudo o Senhor nos consolou.
Graças a Deus voltei para a minha casa! Voltei para a minha vida normal!
Meu esposo ainda está em recuperação, depois da nossa volta para casa, muitas outras coisas aconteceram e ainda estão acontecendo, coisas que são assunto para outros posts...
Mas pra começar, foi isso! Deus é maravilhoso, agradeça ao Senhor todos os dias da sua vida, pelo seu amor, pelo seu perdão e creia que por mais difícil que pareça, Ele tem a resposta, Ele sempre tem a solução!

Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário